Rotação dos motores elétricos
17 de abril de 2018 | Categoria: Sem categoriaRotação dos motores elétricos e como calcular o rpm.
A rotação são os giros do eixo do motor, realizados durante um tempo. É também comum essa rotação ser chamada de velocidade do motor.
Normalmente a rotação é expressa em rpm (rotação por minuto). Em alguns casos especiais, para alguns cálculos, a rotação é expressa em rps (rotação por segundo).
A rotação do motor pode ser alterada quando usamos uma outra frequência na rede de alimentação.
Para calcularmos a rotação dos motores elétricos devemos conhecer a frequência da rede e o número de polos do motor. O cálculo é simples e feito pela seguinte fórmula:
n = f . 60 / p
Sendo:
n = rotação do motor em rpm
f = frequência da rede em Hertz (Hz)
p = número de pares de polos do motor
60 = fator de conversão para rotação em minutos.
Pela fórmula podemos concluir que em 50 Hz a rotação é menor que em 60 Hz. Fica claro que com um número maior de polos a rotação também é menor. Então 4 polos tem uma rotação menor que 2 polos.
Exemplo:
Em uma rede de 60 Hz qual é a rotação para um motor de 2 polos?
n = f x 60 / p = 60 x 60/1 = 3600/1 = Resposta: 3600 rpm
Lembrando que p é o número de pares dos polos. Então se são 2 polos, isso significa que será 1 par de polos. Se fosse 4 polos, seriam 2 pares de polos.
Para medirmos a rotação de um motor podemos utilizar de alguns dispositivos. O mais comum e de maior uso no mercado é o tacômetro manual. Esse dispositivo é colocado diretamente no eixo do motor. A rotação do motor é transmitida para o tacômetro através de uma embreagem de borracha.
Mais à frente falaremos sobre velocidade síncrona e campo girante.
José Ildeu Ribeiro – Sócio Diretor
Iltec Comercial Eletromecânica Ltda