Hoje falaremos do motor que utiliza 2 tipos de capacitores, o de partida e o permanente e que reúne alto conjugado de partida, alta eficiência e alto fator de potência. O custo de fabricação deste motor é elevado, o que faz eles serem geralmente fabricados com potencias acima de 1 CV. Esta linha de motores é […]
Leia maisHoje falaremos um pouco sobre o motor monofásico com capacitor permanente. Neste tipo de motor o enrolamento auxiliar e o capacitor ficam sempre ligados e não possuem chave centrífuga. Tem características similares ao motor trifásico, como rendimento e fator de potência. Geralmente são fabricados com potências de 0,2 a 1,5 CV. O capacitor é escolhido […]
Leia maisOlá pessoal!! Continuando nosso assunto sobre motores de indução, falaremos desta vez sobre os motores que utilizam capacitor de partida. Este tipo de motor tem o enrolamento auxiliar ligado em série com um capacitor e com a chave centrífuga. Como no motor com fase dividida, aqui também o centrífugo desliga o conjunto logo após a […]
Leia maisHoje falaremos um pouco sobre o motor monofásico de fase dividida, o Split phase. Este tipo de motor contém 2 enrolamentos muito distintos. O principal ocupa 2/3 das ranhuras do estator e tem grande reatância e baixa resistência. O auxiliar cobre o restante das ranhuras e tem baixa reatância e grande resistência, além de ficar ligado […]
Leia maisOlá, tudo bem? Hoje veremos um pouco mais sobre motores de indução. Falaremos sobre motor de indução trifásico e monofásico, assunto necessário para aprofundarmos no que veremos adiante. Comecemos pelo motor trifásico. Este motor não necessita de circuito auxiliar para começar a girar, pois apresenta um conjunto de partida, força de arranque, elevado. O motor […]
Leia maisAtendendo ao pedido do Sr. Antônio, da HLT Eletro Ferragens, hoje falaremos um pouco do inversor de frequência, um aparelho eletrônico capaz de variar a velocidade do giro do motor elétrico trifásico. Um motor elétrico trifásico apenas “imita” a frequência da rede, que no Brasil é de 60Hz, e gira a 60 vezes por segundo. […]
Leia maisDepois de falarmos do indutor, agora é a vez do capacitor. O capacitor, de certa forma, é o complemento do indutor. As curvas de tensão e correntes deles são uma o contrário da outra. O capacitor é composto por duas placas (armaduras), isoladas por um dielétrico. O dielétrico pode ser de ar ou de qualquer […]
Leia maisHoje, continuando nossa série, vamos falar do indutor elétrico. Um indutor é composto por uma determinada quantidade de espiras de fio esmaltado em volta de um núcleo, de ar ou metálico. As figuras abaixo mostram um esquema de indutor e vários exemplos dele. O fio esmaltado de um indutor é maleável, geralmente de cobre, por […]
Leia maisHoje falaremos um pouco sobre corrente alternada, o que é e a correlação com motores elétricos. Alguns motores de uso doméstico, como o de ventiladores, por exemplo, geralmente utilizam motores de indução monofásicos. Estes motores não utilizam escovas de carvão e, para funcionar, devem ser energizados com Corrente Alternada (CA). São motores silenciosos, duráveis e […]
Leia maisNum belo dia de sol, você liga o seu ventilador de teto e….nada dele funcionar!! Apesar de ter energia elétrica o motor do seu ventilador não funciona, ou apresenta qualquer destes defeitos: – O ventilador funciona lentamente ou não funciona, em qualquer velocidade; – Tem dificuldade pra começar a girar, mas com um “empurrãozinho” ele […]
Leia maisHoje, fechando nossa série, veremos mais alguns pontos que você deve verificar em seu motor para um bom funcionamento. 1 – Confira a partida e o funcionamento do capacitor usado para dar partida no motor. Após a remoção da capa que protege o capacitor, uma inspeção visual pode indicar vazamento de óleo, protuberâncias ou buracos. Todos […]
Leia maisHoje, continuando com nossa série, veremos como fazer uma rápida verificação do enrolamento do motor elétrico. Confira: 1- Confira o enrolamento em busca de um curto-circuito. A maioria dos motores em curto-circuito não funcionará e provavelmente queimará o fusível ou desligará o disjuntor instantaneamente. 2 – Use um medidor de ohm para verificar o valor […]
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