Meu Carrinho Login | Cadastro
menu

Motor com 2 capacitores

5 de outubro de 2015

Hoje falaremos do motor que utiliza 2 tipos de capacitores, o de partida e o permanente e que reúne alto conjugado de partida, alta eficiência e alto fator de potência. O custo de fabricação deste motor é elevado, o que faz eles serem geralmente  fabricados com potencias acima de 1 CV. Esta linha de motores é […]

Leia mais

Motor com Capacitor Permanente

15 de setembro de 2015

Hoje falaremos um pouco sobre o motor monofásico com capacitor permanente. Neste tipo de motor o enrolamento auxiliar e o capacitor ficam sempre ligados e não possuem chave centrífuga. Tem características similares ao motor trifásico, como rendimento e fator de potência. Geralmente são fabricados com potências de 0,2 a 1,5 CV. O capacitor é escolhido […]

Leia mais

Motor com Capacitor de Partida

11 de setembro de 2015

Olá pessoal!! Continuando nosso assunto sobre motores de indução, falaremos desta vez sobre os motores que utilizam capacitor de partida. Este tipo de motor tem o enrolamento auxiliar ligado em série com um capacitor e com a chave centrífuga. Como no motor com fase dividida, aqui também o centrífugo desliga o conjunto logo após a […]

Leia mais

Como funciona o motor monofásico de fase dividida, Split phase?

1 de setembro de 2015

Hoje falaremos um pouco sobre o motor monofásico de fase dividida, o Split phase. Este tipo de motor contém 2 enrolamentos muito distintos. O principal ocupa 2/3 das ranhuras do estator e tem grande reatância e baixa resistência. O auxiliar cobre o restante das ranhuras e tem baixa reatância e grande resistência, além de ficar ligado […]

Leia mais

Motor trifásico e motor monofásico. Como funciona?

13 de agosto de 2015

Olá, tudo bem?   Hoje veremos um pouco mais sobre motores de indução. Falaremos sobre motor de indução trifásico e monofásico, assunto necessário para aprofundarmos no que veremos adiante. Comecemos pelo motor trifásico. Este motor não necessita de circuito auxiliar para começar a girar, pois apresenta um conjunto de partida, força de arranque, elevado. O motor […]

Leia mais

Como Funciona um Inversor de Frequência?

24 de julho de 2015

Atendendo ao pedido do Sr. Antônio, da HLT Eletro Ferragens, hoje falaremos um pouco do inversor de frequência, um aparelho eletrônico capaz de variar a velocidade do giro do motor elétrico trifásico. Um motor elétrico trifásico apenas “imita” a frequência da rede, que no Brasil é de 60Hz, e gira a 60 vezes por segundo. […]

Leia mais

Como é feito um capacitor?

2 de julho de 2015

Depois de falarmos do indutor, agora é a vez do capacitor. O capacitor, de certa forma, é o complemento do indutor. As curvas de tensão e correntes deles são uma o contrário da outra. O capacitor é composto por duas placas (armaduras), isoladas por um dielétrico. O dielétrico pode ser de ar ou de qualquer […]

Leia mais

O indutor elétrico

Hoje, continuando nossa série, vamos falar do indutor elétrico. Um indutor é composto por uma determinada quantidade de espiras de fio esmaltado em volta de um núcleo, de ar ou metálico.  As figuras abaixo mostram um esquema de indutor e vários exemplos dele. O fio esmaltado de um indutor é maleável, geralmente de cobre, por […]

Leia mais

Como funciona a corrente alternada?

Hoje falaremos um pouco sobre corrente alternada, o que é e a correlação com motores elétricos. Alguns motores de uso doméstico, como o de ventiladores, por exemplo, geralmente utilizam motores de indução monofásicos. Estes motores não utilizam escovas de carvão e, para funcionar, devem ser energizados com Corrente Alternada (CA). São motores silenciosos, duráveis e […]

Leia mais

O ventilador de teto não funciona? Veja qual pode ser o problema

2 de junho de 2015

Num belo dia de sol, você liga o seu ventilador de teto e….nada dele funcionar!! Apesar de ter energia elétrica o motor do seu ventilador não funciona, ou apresenta qualquer destes defeitos: – O ventilador funciona lentamente ou não funciona, em qualquer velocidade; – Tem dificuldade pra começar a girar, mas com um “empurrãozinho” ele […]

Leia mais

Pontos importantes no funcionamento do seu motor elétrico

Hoje, fechando nossa série, veremos mais alguns pontos que você deve verificar em seu motor para um bom funcionamento. 1 – Confira a partida e o funcionamento do capacitor usado para dar partida no motor. Após a remoção da capa que protege o capacitor, uma inspeção visual pode indicar vazamento de óleo, protuberâncias ou buracos. Todos […]

Leia mais

Como fazer uma rápida verificação do enrolamento do motor elétrico.

Hoje, continuando com nossa série, veremos como fazer uma rápida verificação do enrolamento do motor elétrico. Confira: 1- Confira o enrolamento em busca de um curto-circuito. A maioria dos motores em curto-circuito não funcionará e provavelmente queimará o fusível ou desligará o disjuntor instantaneamente. 2 – Use um medidor de ohm para verificar o valor […]

Leia mais
Have no product in the cart!
0