Aplicação de Capacitores em Motores Monofásicos
14 de abril de 2016 | Categoria: NoticiasO capacitor de partida é aplicado em motores monofásicos para criar a diferença de fase necessária entre os campos, ou seja, criar um conjugado de partida, pois o capacitor adianta a corrente da tensão em 90°. Já os motores trifásicos não necessitam de capacitor, uma vez que o sistema trifásico é geometricamente defasado em 120°. Neste caso, as fases já são defasadas naturalmente entre si, o que garante um bom torque na partida.
Existem duas utilizações de capacitores de partida, uma de uso instantâneo (capacitor eletrolítico) e outra de uso permanente. O capacitor de uso instantâneo normalmente ligado em motores de torque elevado é ligado em um conjunto centrífugo com platinado, atuando junto com a bobina auxiliar do motor. Após o motor atingir mais ou menos 75% da rotação convencional, a chave centrifuga desliga o capacitor através do contato do platinado. Este conjunto eletromecânico, em alguns casos, pode ser substituído por uma chave de partida eletrônica. Já os capacitores permanentes são usados em motores monofásicos pequenos (baixa potência), onde o torque é baixo. Esse capacitor é usado em conjunto com a bobina do motor sem uso da chave centrífuga/platinado, trabalhando durante todo o período de funcionamento do motor. Tem muita aplicação em portões automáticos, tanquinhos, ventiladores, etc.
Os capacitores de uso instantâneo normalmente são eletrolíticos e os permanentes em polipropileno.