Como fazer uma rápida verificação do enrolamento do motor elétrico.
2 de junho de 2015 | Categoria: NoticiasHoje, continuando com nossa série, veremos como fazer uma rápida verificação do enrolamento do motor elétrico. Confira:
1- Confira o enrolamento em busca de um curto-circuito. A maioria dos motores em curto-circuito não funcionará e provavelmente queimará o fusível ou desligará o disjuntor instantaneamente.
2 – Use um medidor de ohm para verificar o valor da resistência. Configure seu ohmímetro para teste de resistência ou Ohns. Escolha a maior escala (R x 1.000 ou similar) e zere o medidor tocando suas sondas uma contra a outra. Se possível ajuste a agulha para zero. Localize um parafuso de aterramento (geralmente na cor verde e com cabeça hex) ou em qualquer parte metálica da carcaça e coloque uma das sondas de teste neste local e a outra em cada um dos condutores do motor, um por vez. O ideal é que o ponteiro mal se mova para próximo de uma resistência mais alta.
Caso seu medidor seja digital, pule a etapa de zerar. Ele não tem essa capacidade.
3 – Verifique se os enrolamentos estão abertos ou queimados. Novamente usando o ohmímetro, agora calibrado na menor escala oferecida (R x 1), zere novamente o medidor e meça a resistência entre os condutores do motor. Lembre de consultar o manual do motor para ter certeza de que o medidor esteja medindo em cada enrolamento.
Espere ver valores de resistência baixos, ou de um dígito.Valores maiores do que isso indicam um potencial problema.
Verifique sempre seu motor e até a próxima dica.
Um grande abraço da Equipe Iltec.