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Como funciona o motor monofásico de fase dividida, Split phase?

1 de setembro de 2015 | Categoria: Noticias

Hoje falaremos um pouco sobre o motor monofásico de fase dividida, o Split phase.

Este tipo de motor contém 2 enrolamentos muito distintos. O principal ocupa 2/3 das ranhuras do estator e tem grande reatância e baixa resistência. O auxiliar cobre o restante das ranhuras e tem baixa reatância e grande resistência, além de ficar ligado em série com um interruptor centrífugo.

O ângulo formado pela corrente do enrolamento principal é superior, por causa de sua reatância maior. Na prática, o ângulo entre as correntes é próximo de 30° e como os enrolamentos estão dispostos espacialmente a 90° no estator, resulta num campo giratório elíptico, que é suficiente para iniciar a rotação.

Assim que o rotor alcança 80% da velocidade nominal, o interruptor centrífugo, situado no eixo do motor, desliga o enrolamento auxiliar, pois este é constituído com fio mais fino e é incapaz de suportar o funcionamento contínuo. Devido a este aquecimento, o motor de fase dividida é adequado para o funcionamento contínuo, pois só pode ser ligado a intervalos razoáveis de tempo, depois que a bobina auxiliar esfriou.

Estes motores podem inverter sua rotação trocando-se os polos de qualquer um dos enrolamentos, enquanto o rotor está parado. É a partida que dá o sentido de rotação.

Estes motores costumam emitir mais ruídos que os outros modelos que utilizam capacitor e é utilizado com cargas de pequena potência e moderada necessidade de força de arranque, como em esmeris, compressores herméticos, ventiladores, exaustores, bombas centrífugas, lavadoras de pratos etc.

Em esmeris, por exemplo, é fácil perceber este tipo de motor, pois além do barulho elevado, ao serem desligados chega um momento que o eixo começa a ser travado, já que a chave centrífuga volta à posição original e as escovas que ligam o enrolamento auxiliar funcionam como freio.

Normalmente são feitos para potências mais baixas, por volta de 1 CV, e são constituídos por chapas de aço, não de ferro fundido.

Outra forma de efetuar a defasagem da corrente no estator dos motores de indução  é ligar o enrolamento de arranque em série com um capacitor, mas esse assunto ficará para nosso próximo e-mail.

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Um grande abraço e ótima semana.


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