PARTIDA DOS MOTORES MONOFÁSICOS
13 de janeiro de 2021 | Categoria: Sem categoriaVamos descrever em outras palavras o que já falamos em matéria anterior.
O motor monofásico usa apenas duas bobinas que são chamadas de principais, pois são elas que vão fornecer a potência para girar o motor. Uma outra bobina chamada de auxiliar, ligada em série com um capacitor é usada apenas para ajudar no arranque inicial (partida) do motor.
Como isso é feito? Nos motores monofásicos existe entre os polos magnéticos uma defasagem de 180 graus de forma que o polo sul e o polo norte fiquem frente a frente, porém, em direções opostas. Para que o rotor (induzido) gire é necessário um polo inverso para que haja repulsão magnética. Entretanto, como o outro polo fica a 180 graus na defasagem, não existe tempo suficiente do rotor alcançar o outro polo para continuar o seu giro.
A corrente, como sabemos, é alternada e, portanto, inverte esses polos na frequência de 60 Hz o que quer dizer, 60 vezes por segundo. Dessa forma o motor está ligado, mas apenas “roncando” sem conseguir girar seu eixo. Para dar o arranque inicial ao motor uma das formas mais práticas é o uso do sistema eletromecânico com o capacitor eletrolítico de partida.
Mais adiante veremos como é feito esse sistema de partida.
Até breve.
José Ildeu Ribeiro
Sócio Gerente da Iltec Comercial
Engenheiro de operação elétrica