SISTEMA DE PARTIDA DOS MOTORES MONOFÁSICOS
4 de março de 2021 | Categoria: Sem categoriaConforme mostramos na matéria anterior os motores elétricos monofásicos não conseguem dar partida por conta própria, exceto, alguns motores de pequeno porte como aqueles usados em eletrodomésticos por exemplo.
A forma mais utilizada para dar o arranque inicial é o sistema com um componente auxiliar que faz com que o motor inicie sua operação. Esse sistema é formado por uma bobina auxiliar já incorporada às bobinas principais, um capacitor de partida, um platinado e uma chave centrífuga. Alguns motores, especialmente os maiores, além do capacitor de partida usam também um ou mais capacitores permanentes.
Quando o motor é energizado, a chave centrífuga (ou centrífugo), se incumbe de desligar o capacitor de partida, abrindo o contato do platinado, tão logo o motor atinja uma certa velocidade de rotação.
Salientamos que essas peças de motores elétricos, usadas na partida dos motores monofásicos, são facilmente encontradas no mercado de reposição, especialmente na ILTEC que trabalha a 28 anos nesse seguimento do ramo elétrico.
Caso o rebobinador não tenha em mãos as peças a serem trocadas é necessário informar ao vendedor a marca e o modelo do motor, número de fases, número de polos para escolha do centrífugo, bem como a voltagem do motor e do capacitor a ser ligado.
Caso haja dificuldades na escolha dos capacitores, incluindo os permanentes, a ILTEC poderá fornecer uma tabela de aplicação de capacitores, bastante difundida no mercado, a qual é baseada nos principais fabricantes nacionais de motores elétricos.
Até a próxima matéria.
José Ildeu Ribeiro
Sócio Gerente da Iltec Comercial
Engenheiro de operação elétrica